As melhores senhas são aleatórias. Ninguém pode partir de nenhum conhecimento prévio sobre você para adivinhar uma senha aleatória; saber o nome do seu cachorro, a data do seu aniversário e a cidade onde você nasceu de nada vale se a senha é aleatória. É claro que é mais difícil lembrar uma senha em que as letras não fazem nenhum sentido, mas a paz de espírito que isso traz vale a pena.

Como lembrar de uma senha aleatória? O que eu faço é criar uma historinha que explique a senha, geralmente indo de quatro em quatro letras. No início, escrevo a senha num papelzinho e, quando preciso dela, vou olhando para o papel e lembrando a historinha. Depois tento digitar a senha sem olhar para o papelzinho, só tentando lembrar a historinha. Com o tempo, consigo digitar a senha sem lembrar da historinha. O processo leva alguns dias — até porque dormir deve ajudar.

Veja aqui alguns exemplos de senhas aleatórias (não foram escolhidas a dedo) e possíves historinhas:

  • riukvxcnziiijxwb: O Rapaz, Igual a Um (K)cavalo, // Viu a Xícara Cheia de Naftalina. // Zarpou Imediatamente, Indo à Ilha, // onde, Jocoso, Xingou o Wedekin Bravamente.
  • xwbwcawsvfrqzttd: No Xadrez (W)vence Bem (W)vencido, // mas em CAsa a Vida Sofre. // A Vocação Faz a Razão Querer, // Zoando pela Terra Todo Dia.
  • qxxeclsearryqtin: Querida, Xinga o Xavier Ezequiel. // O Cara Ligou a Serra Elétrica // e ARRancou o (Y)ímã, // Quase Totalmente Igual ao Nestor.