Os manuais de versificação costumam classificar os versos em português, segundo o número de sílabas após a última tônica, em três categorias:

Versos agudos são aqueles em que não há nenhuma sílaba após a tônica, como no seguinte verso de Gonçalves Dias:

Assombram das matas a imensa extensão.

Os versos graves possuem uma sílaba após a tônica. É o caso mais comum em português, já que a maioria das nossas palavras são paroxítonas. Segue um exemplo de Camões:

Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Nos versos esdrúxulos existem duas sílabas além da tônica. (Eu sempre cri que o significado primordial da palavra “esdrúxulo” era algo do tipo “estranho”, mas não: segundo o Houaiss, trata-se de um sentido derivado da terminologia gramatical ou versificatória.) Este é um exemplo de Augusto dos Anjos:

Há estratificações requintadíssimas

E se houver mais de duas sílabas após a tônica? Glauco Mattoso, seguindo Cavalcanti Proença, fala nos ultraesdrúxulos, embora de fato negue a sua existência prática, já que diz que um acento secundário sempre surge nas palavras que justificariam essa classificação. Ele considera que o acento secundário é inevitável em “deram-no-lo” e “faça-se-lhe”. Eu discordo. Não ouço acento secundário nenhum no “no” e no “se”, como diz Mattoso. Sobre o termo em si, cabe notar que o Houaiss registra bisesdrúxulo, sobresdrúxulo e sobredáctilo, substantivos que donotam vocábulos em que a tônica “cai em sílaba anterior à antepenúltima”.

Eu nunca tinha visto nenhum verso ultraesdrúxulo; na minha tese eu inclusive me enganei e disse que sequer a nomenclatura eu havia encontrado. O Glauco Mattoso aparentemente não cita exemplos. Mas tudo mudou quando comecei a ler a Ilíada na tradução de Carlos Alberto Nunes. Seguem os exemplos que vi até agora enquanto lia o poema:

que pelo chão foi rolando vermelho de sangue. Apodera-se-lhe

para o palácio de Zeus no vastíssimo Olimpo. Encravara-se-lhe

Do cotovelo no meio o alcançou grande pedra escapando-se-lhe

Os três versos acima são hexâmetros datílicos, de forma que a última sílaba tônica é a 16ª.