Os cosméticos são produtos de beleza utilizados para melhorar a aparência; a palavra vem do adjetivo grego κοσμητικός (kosmetikós), segundo o Houaiss provavelmente por influência do francês cosmétique. Em grego o adjetivo deriva do substantivo κόσμος (kósmos), que é de onde vem o nosso cosmos. Também com base nele os russos criaram a palavra космонавт (kosmonáft): o cosmonauta é o marinheiro do cosmos.

Segundo o LSJ, a palavra κόσμος (kósmos) significa “ordem”, “ornamento”, “governante” e “universo”, dentre outros. O “ornamento” concerne “especialmente às mulheres” e aparece já na Ilíada. O significado primeiro parece, de fato, ser “ordem”. O “ornamento” seria uma maneira de aumentar a “ordem” na aparência das mulheres. O LSJ um outro significado derivado por metáfora de “ornamento”, que seria “honra”; ele exemplifica usando uma frase que já encontrara no método de grego antigo do Prof. Luís Felipe Ribeiro:

γύναι, γυναιξὶ κόσμον ἡ σιγὴ φέρει

mulher, às mulheres o silêncio traz honra

Como quem diz: o ornamento da mulher é o silêncio.

Ligado ao significado de “universo”, o LSJ enumera também, no plural, “mundos” e “planetas”: οἱ ἑπτὰ κόσμοι (hoi heptà kósmoi) são os sete planetas clássicos. A frase famosa de Demócrito também usa a palavra nesse sentido:

ἄνθρωπος μικρὸς κόσμος

homem, pequeno mundo

É com o significado de “mundo” que ela aparece na Bíblia em Marcos 8:36:

τί γὰρ ὠφελήσει ἄνθρωπον ἐὰν κερδήσῃ τὸν κόσμον ὅλον, καὶ ζημιωθῇ τὴν ψυχὴν αὐτοῦ;

pois com que se beneficiará um homem se ele ganhar o mundo todo e perder a alma dele?