Passado é, no português, o particípio passado (passivo) do verbo passar. É o que já passou. Passar tem a mesma origem de passo: o passado foi caminhado e deixado para trás. Uma outra palavra para o passado é pretérito: vem do latim praeteritus, que é o particípio passado (passivo) do verbo praetereo, que significa passar por ou ir além; é composto de praeter (além) e de eo (o infinitivo é ire).

Presente vem de praesens, que é, em latim, o particípio presente (ativo) do verbo praesum, que significa estar diante, comandar. O presente é o que está diante de nós agora, é aquilo que podemos comandar e mudar. O verbo praesum vem de prae (como no português pré-) e de sum, ser.

Futuro vem do latim futurus, que é o particípio futuro (ativo) do verbo sum, ser. É aquilo que será, o que está por vir. Outra palavra é vindouro, que vem de vindo (“pessoas vindas de São Paulo”) e o sufixo -douro, que no mínimo parcialmente é derivado do antigo sufixo dos particípios futuros latinos em palavras como futurus e nasciturus.