Matias pratica o estoicismo moderno. É uma maneira de aplicar a filosofia à vida quotidiana, com o respeito e a reverência de uma escola da antiguidade.

— Não imagino mais viver sem o estoicismo.

Mas, Matias, o que você faz de diferente dos demais?

— Existem vários exercícios que nós, estoicos, fazemos. Por exemplo, a visualização negativa, que é quando perguntamos a nós mesmos: “Qual é o pior que pode acontecer?” Assim nos acalmamos na segurança de que podemos aguentar até mesmo o pior. Outra prática importante é a privação temporária de algum conforto.

Matias, os estoicos rejeitam o conforto?

— Não. Mas a privação temporária faz com que demos mais valor ao conforto quando o temos. Eu mesmo cada ano retiro temporariamente um conforto da minha vida. Mas é só um ano, passa rápido.

Matias já se absteve de várias substâncias. Passou um ano sem consumir leite ou derivados, outro ano sem tomar café, e assim por diante.

— Este ano não bebi nenhuma gota de álcool. Mas o ano está acabando e já tenho uma nova resolução.

Os estoicos levam as resoluções de ano novo a sério. Nem todos são tão disciplinados quanto Matias, mas a chave do sucesso está na aceitação de que os humanos falham: assim os estoicos continuam perseverando mesmo após falhas. Não é, Matias?

— Sim. Este ano que vem vou precisar de muita disciplina e perseverança, pois vou retirar um grande conforto da minha vida: a água.

A água, Matias!?

— Exatamente! Ao longo dos anos, tomei cada vez mais gosto pela água. Quando não se bebe café ou álcool, a água acaba se tornando mais atrativa. Este é o conforto que será removido neste ano que vem!

Matias é estoico mas não parece ser muito inteligente.

— Eu cá sei muito bem o que estou fazendo. A Martina inclusive me apoia incondicionalmente. Está compilando uma lista de produtos que não contêm água.

Martina não pratica o estoicismo, mas admira muito o caráter do marido.

E a lista é longa, Matias?

— Até agora ela não encontrou nada. Ingrediente importante a água.

Após alguns meses, Matias está no hospital. Inconsciente, recebe hidratação na veia.

— Ele é muito disciplinado. Não comeu nem bebeu nada por seis dias — Martina diz entre sorrisos.

E o que vocês vão fazer agora, Martina?

— Quando ele acorda, ainda está meio grogue, não fala coisa com coisa, mas, se eu entendi bem, o plano é ficar por aqui mesmo. Ele disse que estaria se privando de vários confortos simultaneamente, e que terminaria o ano como um dos grandes estoicos.

E a água?

— A água não é problema. Ele se comprometeu a não beber água, e não está bebendo. Apenas não sabemos se o plano de saúde cobre. Estamos conversando com um advogado, ele parece bastante otimista.

Quem é este advogado?

— É um antigo amigo do Matias, o Marco Aurélio. Ele disse que está tentando enquadrar a situação num contexto de liberdade religiosa.

Matias às vezes acorda e diz alguma coisa. Parece que está dizendo que, se o advogado conseguir o que promete, já tem planos para o próximo ano: o ar é o próximo alvo.